segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fondue no pão - o pão


Pão Francês, pão Italiano, pão Sueco, pão Sírio... Acho que dá para dar uma volta ao mundo só falando sobre pães. Nossas padarias já foram melhores: hoje em dia só encontramos meia dúzia de pães, à base de trigo, em 3 ou 4 formatos. Rodei 4 padarias até achar o famoso pão bola Italiano. Detalhe: as 4 padarias ficam na região da Bela Vista e ainda fui obrigado a escolher um tamanho menor. Coisas da "mão invisível" de Adam Smith. "Os consumidores não compram, os produtores não vendem".


De qualquer forma, o pão indicado é o "Italiano" no formato bola. Escolha um grande. Utilize uma faca com serra para retirar o "tampo" do pão. Mas atenção, não faça um corte longitudinal: incline a faca num angulo aproximado de 45º. Veja a foto do tampo - tem o formato de um cone.

Retire o tampo e extraia o miolo. Não exagere, deixe aproximadamente 2 cm de espessura. Use as pontas dos dedos para pressionar o fundo e as laterais do pão. Precisar não precisa, mas se puder, use um socador (haste para preparar caipirinha) para pressionar ainda mais o pão. Faça tudo com cuidado, evitando rasgar o pão. Não queremos vazamentos de queijo...

2 comentários:

  1. Ãi...água na boca!

    Já estou com fome, ás 8 da manhã...meu Deus...mas ok, tenho crédito pq não tomei café, tá?
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de ajudar a devorar esta maravilha ... é muito bom !!!

    Abço

    Paulo Alexandre

    ResponderExcluir