sábado, 23 de maio de 2009

Visconde de Sabugosa - O Milho Verde

Simples, rápido e saboroso.


Preparar milho verde cozido é muito fácil. Eu não costumo comer milho preparado nos famosos carrinhos de rua. Apesar da "água fervida" (que, em tese, mataria eventuais bactérias) a higiene na hora de servir é muito precária. O vendedor sequer lava as mãos. Felizmente, prepará-lo em casa é muito rápido e barato. Durante a compra, escolha as espigas conforme o seu gosto pessoal. Espigas com milho claro (novo) são mais macias. Particularmente gosto das espigas bem amarelas, com a polpa maturada. Apesar de serem menos macias, são ricas em sabor. Ferva quantidade de água suficiente para cobrir as espigas. Lave e higienize (com solução clorada) as espigas. Se você usar uma panela pequena será necessário cortá-las ao meio. Coloque as espigas na água quente e tampe. NÃO ADICIONE SAL ! Se o milho for cozido em água salgada vai ficar duro em razão das osmose. Utilize um garfo para verificar o cozimento (extraia alguns grãos e prove). Para salgar as espigas siga o procedimento seguinte:




Coloque uma generosa porção de sal em uma vasilha (a espiga deverá caber nessa vasilha). adicione água potável e dissolva o sal com a ajuda de um garfo. Coloque o milho ainda quente dentro dessa solução salina. Deixe escorrer o excesso e sirva. Evidentemente, você pode servir com manteiga também.

2 comentários:

  1. OLA DOUTOR, VEJO QUE ANDA AS VOLTAS COM RECEITAS DELICIOSAS. SÃO DE DAR AGUA NA BOCA

    ResponderExcluir
  2. um americano me ensinou uma versão diferente. Depois de cozido besunte com um pouquinho de açucar e leve rapidamente ao forno bem quente para dar uma crocancia....eu gostei do resultado.

    ResponderExcluir