terça-feira, 28 de abril de 2009

Doce de Sêmola - Moldando a massa

A massa deve estar bem distribuída na forma. Isso garantirá um cozimento uniforme. utilize preferencialemente uma forma retangular para facilitar o corte(1) coloque a massa em pequenas porções no centro da forma untada (2) tenha o cuidado de não formar bolhas de ar entre as porções (3) com uma espátula espalhe a massa por toda a forma a partir do centro (4) faça movimentos cartesianos, não aleatórios. Traduzindo: espalhe da direita para a esquerda no eixo "x"; depois de cima para baixo no eixo "y". Repita esse procedimento por toda a extensão (5) Precisar não precisa mas... utilizei uma espátula de confeitar para finalizar e melhorar o "acabamento". A massa está pronta para ir ao forno.


Antes de moldar a massa será necessário untar a forma. (1) corte um naco de manteiga SEM sal (2) coloque-o no centro da forma (3) espalhe a manteiga por toda a forma, incluindo as laterais (4) adicione uma razoável quantidade de farinha de trigo na forma (5) movimente a forma para a farinha grudar na manteiga espalhada (6) retire o excesso de farinha. A forma está untada. Reserve. Eu utilizo esse processo até memo nas formas com película anti-aderente.


2 comentários:

  1. Tive o prazer de degustar na última segunda-feira a iguaria disposta tão detalhadamente, e foi realmente um prazer, principalmente o sabor, a essência é bem peculiar.
    Parabéns esta apto a cozinhar para os mais finos paladares.
    r.isauraluci@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente este Doce de Sêmola estava divino!!!
    Aguardamos outras delícias pra degustarmos rs (brincadeira).

    Parabéns Doutor pelo dom de cozinhar!
    Sâmia

    ResponderExcluir