Alheira é um tradicional "enchido" português que contém basicamente carne e gordura de porco, carne de aves (galinha e/ou peru) e pão. Também se adiciona azeite e banha, condimentados com sal, alho e colorau.
Reza a lenda ter sido inventada pelos judeus com a finalidade de escaparem da inquisição. Impedidos de comer carne de porco pelo dogma religioso, eram facilmente identificáveis pelos seus perseguidores pelo fato de não fazerem os habituais enchidos de porco. Como disfarce substituiam a carne de porco por outras carnes, que incluíam vitela, coelho, peru, pato, galinha que eram envolvidas por uma massa de pão para dar textura. O resultado foi tão bom que a receita acabaria por se popularizar entre os cristãos (incluíram a carne de porco).
Verdade ou não, as alheiras são deliciosas. Em portugal são servidas como prato principal. Por aqui são servidas (geralmente) como entrada. Vá por mim: isso não importa. Como prato principal, guarnecidas com couve refogada podem servir duas pessoas. Como aperitivo serve quatro adultos. Um vinho tinto acompanhar. Amanhã ensino como preparar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário