terça-feira, 23 de junho de 2009

Massa Quebrada

Anote: Pâte Brisée (Massa Quebrada). Servirá de base para diversas receitas. Aqui no Brasil é conhecida pelo horroroso título de "massa podre". Vamos dizer um solene NÃO a esse nome. Para que não fique dúvida, essa massa não é podre.

Ingredientes: (1) 100 gr de manteiga sem sal (2) 200 gr de farinha (3) 70 ml de água potável (4) uma pitada de sal. Pique a manteiga em cubos. Disponha os pequenos cubos num recipiente grande. Peneire toda a farinha. Adicione uma pitada de sal. NÃO adicione a água ainda...

Use somente a ponta dos dedos. Não precisa "trabalhar" demasiadamente a massa. A intenção é deixá-la crocante depois de assada. Aproveite essa etapa inicial para sentir o aroma da manteiga misturada com a farinha. Já abre o apetite. A farinha adquire uma cor laranja espetacular. Agora sim! Adicione a água de uma só vez e continue trabalhando a massa. Assim que começar a desgrudar dos dedos estará no ponto certo. Finalize cobrindo a massa com um filme plástico e reserve em geladeira por 1 hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário