quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um clássico da junk food!

Os 3 "C's" do mandiopã: clássico / crocante / colesterol

Mandiopã: a inevitável fritura

O óleo deve estar bem aquecido. Coloque um único mandiopã na panela e observe se a fritura ocorre rapidamente. Feito isso, coloque com cuidado uma porção de mandiopãs na panela. Mantenha a escumadeira em punho para retirá-los do óleo antes de queimá-los. Atenção: a fritura ocorre instantâneamente. Transfira para a travessa com as folhas de papel para retirar o excesso de óleo. Repita o procedimento até fritar a quantidade desejada. Sirva imediatamente.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Como preparar o Mandiopã

Já que vamos encharcar o mandiopã com óleo, que o mesmo seja de boa qualidade. Coloque bastante óleo numa panela ou frigieira com bordas grande. Enquanto o óleo é aquecido em fogo alto prepare com bastante esmero as toalhas de papel absorvente. Não economize na quantidade de folhas: é preciso secar bem nossa fritura. Não esqueça da escumadeira.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mandiopã: eu encontrei

Um clássico dos anos 80 (ou será 70?). Sob a ótica da gastronomia, mandiopã é um verdadeiro desastre (ou quase). Feito à base de fécula de mandioca, quando frito (e só pode ser servido assim), torna-se uma esponja de gordura. Não posso negar contudo, que mandiopã faz parte de meu acervo mneumônico infantil: sabores da infância. Você conhece?

domingo, 23 de agosto de 2009

Peras ao vinho - 2ª etapa

Peras dispostas na panela, hora de adicionar o vinho. Regue nossas frutas com um vinho de qualidade. Nada de usar aqueles vinhos baratos e duvidosos. Também não precisar comprar vinhos prestigiosos ou renomados. A desejar uma sobremesa mais doce, adicione 50 gramas de açúcar para cada metade de pera. Cozinhe em fogo baixo (em panela tampada) até ficarem macias. Deixe esfriar naturalmente. Conserve em geladeira.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Peras ao vinho - 1ª etapa

Essa sobremesa eu aprendi com meu pai, numa das poucas vezes que eu o vi no fogão. Compre peras ainda verdes. Lave e higienize. Faça cortes transversais e despreze as pontas (cabo e base). Use uma colher para retirar o miolo (as sementes). Finalize cortando o filamento interno do cabo. Disponha as peras numa panela alta.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Peixe no grill de cebola - 2ª etapa

Prepare o peixe em fogo baixo, quase médio. Quando as bordas do peixe estiverem cozidas até a metade do filé será hora de virá-lo. Cozinhe no grill de cebola por mais 4 minutos (aproximadamente). Insisto: não se preocupe com a cebola queimada. Lave e corte um limão bem suculento. Disponha o filé no centro do prato. Aproveite TODA cebola queimada, coloque os limões e finalize com um pouco de sal. Esprema o limão sobre o filé e bom apetite. A cebola queimada fica deliciosa e o peixe muito saboroso. Fácil, rápido e absolutamente saudável.

Peixe no grill de cebola - 1ª etapa

Preparar esse peixe é realmente muito fácil. Corte grossas rodelas de cebola (1,5 cm) e destaque seus anéis (atenção mulheres: os anéis da cebola, ok?). Disponha os anéis de cebola numa frigideira (preferencialmente antiaderente). Os anéis menores deverão ficar dentro dos anéis maiores. Coloque um filé de peixe não muito espesso (recomendo Tilápia San Peter) sobre as cebolas. O filé ficará suspenso sobre os anéis de cebola sem encostar na frigideira. As cebolas ficarão queimadas, mas não se preocupe com isso.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que vem por aí... Peixe no "Grill" de Cebola

Grill de Cebola? Aguardem...

Bombocado - 3ª etapa

Asse-os em temperatura baixa (não se esqueça de préaquecer o forno) até ficarem dourados. O tempo aproximado é de 30 minutos, mas verifique a cor dos bombocados regularmente. Se resistir, espere esfriar. Eu não esperei. Esses bolinhos são perfumados e muito saborosos.

Bombocado - 2ª etapa

Use uma batedeira para incorporar todos os ingredientes. Inicie com velocidade baixa e após o primeiro minuto passe para velocidade média. Passado mais um minuto, aumente para velocidade alta a assim mantenha por mais três minutos. Transfira essa deliciosa mistura para as formas de sua preferência. Não precisa untar. Praticamente pronto.

Bombocado - 1ª etapa

Para esse delicioso bombocado precisaremos de 6 ovos, 400 ml de leite condensado, duas xícaras de leite e 100 gr de coco ralado (sem adição de açúcar). Adicione todos os ingredientes numa vasilha.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O que vem por aí... Bombocados

Bombocados são deliciosos e fáceis de preparar. Aguardem...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Morango com cereais


A mesma vitamina com morangos pode ser usada nesse preparo. Simples e saudável opção para o dejejum. Utilize o cereal de sua preferência (eu misturo dois tipos). Incorpore nossa deliciosa bebida e pronto. Muito sabor no café da manhã.

Temporada de Morangos

Aproveite a temporada de morangos. Essa deliciosa fruta é rica em vitamina C e ferro. Combinada com iogurte, produzirá uma bebida rica em cálcio. Além de nutritiva essa receita é deliciosa. e muito fácil de preparar.

Vitamina de Morango

Utilize morangos de boa procedência. Lave-os e higienize-os muito bem. Retire suas folhas e coloque-os no copo do liquidificador. Utilize 8 a 10 morangos para cada copo de vitamina que pretenda fazer. Adicione o leite de sua preferência (integral, desnatado, ou soja). Tampe o copo do liquidificador (muito importante) e acione o liquidificador por alguns segundos. Pronto, você já tem uma deliciosa bebida. Para turbinar esta receita (e deixá-la bem nutritiva) acrescente um pouco de iogurte (aproximadamente 100 ml para cada copo de 300 ml). Bata por 2 minutos. Adicione açúcar, mel ou adoçante se desejar.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Torta de Maçã com Canela - 5ª etapa

Forno: nada mais simples. Asse por aproximadamente 20 minutos em temperatura baixa (180º). Forno sempre pré-aquecido.


Torta de Maçã com Canela - 4ª etapa


As tortas serão recheadas com um purê de maçã. Aqui no Brasil não encontramos com facilidade
esses purês de frutas. Uma excelente substituição é a "papinha de nenê". Escolha (obviamente) a que contenha somente maçã. Coloque o purê sob as tortas e espalhe um pouco de canela em pó. Disponhas as fatias de maçã sobrepondo as pontas pelo centro. Polvilhe um pouco mais de canela em pó. Se desejar uma sobremesa mais doce, polvilhe um pouco de açúcar também.

domingo, 9 de agosto de 2009

Torta de Maçã com Canela - 3ª etapa

Chegou a hora da Maçã: Particularmente não gosto de maçãs argentinas. Nada contra nossos hermanos, somente uma questão de paladar. Sou viciado em maçãs do tipo Fuji, mas elas são muitos ácidas para o preparo dessa torta. Opte pela Maçã do tipo Gala: Baratas, relativamente doces e muito fácil de encontrar. Descasque e corte cada maçã. Retire as sementes e faças cortes longitudianais, em fatias finas.


Finas fatias em forma de meia lua.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Torta de Maçã com Canela - 2ª etapa

Assa as tortas por aproximadamente 10 minutos em forno previamente aquecido a 180º. Após retirar as travessas mantenha o forno ligado. Pode parece antiecológico, mas as etapas seguintes são tão rápidas (desde que tudo esteja previamente cortado) que não jusitificará desaquecer o forno. Cuidado para não se queimar: colocaremos os recheios na torta ainda quente. Dica: é possível deixar essas tortas pré-assadas com até um dia de antecedência. Isso possibilita assá-las com o recheio somente na hora de servir (quentinhas).



Torta de Maçã com Canela - 1ª etapa

Mais uma receita com a nova conhecida "massa quebrada" (vide postagem do dia 23/06/09)! Em uma superfície limpa, abra um pedaço da massa utilizando as pontas dos dedos. Precisar não precisa, mas caso seja possível, use um rolo para esticar a massa. Disponha o "lençol" sobre uma forma (o tamanho é de livre escolha) deixando que a massa cubra completamente toda a superfície.

Pressione a massa em direção à borda da forma com o cuidado de retirar eventuais bolhas de ar. A massa deve aderir à toda superfície da forma. Use uma faca para retirar o excesso de massa e finalize com perfurações feitas com as pontas de um garfo. Nossa torta está pronta para ir ao forno. Isso mesmo: ela é pré-assada sem recheio.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O que vem por aí... Torta de Maçã com canela

Essa torta pode ser saboreada quente ou fria, e acompanha muito bem uma bola de sorvete ou creme Chantilly.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pastel de Forno

Desculpe: não sei preparar a massa para pastel. Mas isso tem cura. As pastelarias costumam vender a massa pronta com preço muito acessível (duram até duas semanas no refrigerador). Encontrei a massa em feira livre (essa da foto custou R$ 10,00 e rendeu aproximadamente 20 pastéis). Comprada a massa, tudo fica extremamente simples: desenrole cuidadosamente a massa para não rasgar. Coloque o recheio de sua preferência (eu usei o mesmo recheio usado no Fondue no pão - vide postagem de 21/07/09). Dobre a massa ao meio e pressione a "região" do recheio. Use uma faca para fazer os cortes. Sele as laterais do pastel utilizando as pontas do garfo: pressione com firmeza mas sem exageros. Disponha os pastéis numa assadeira e leve ao forno pré aquecido em temperatura baixa (180º C). Ficam prontos em 5 minutos. Alterne as fornadas e você terá pastéis quentinhos. Fique atento para não queimá-los. Os pastéis ficarão estufados, secos e crocantes, com o benefício de não serem imersos em fritura. Não se iluda: a massa do pastel contém gordura suficiente!
Extremamente crocantes, deliciosos e leves.
Invente diversos recheios. Tomates picados fornecem frescor e leveza aos pastéis. Rúcula com queijo branco (ou mesmo mozzarela) ficam absolutamente deliciosos.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O que vem por aí... Pastéis de forno

Eu adoro pastéis. Minha taxa de colesterou também! Acabei de pegar meus exames: ainda estou no limite seguro. Sempre que possível faço uma substituição mais leve. Esse pastel, por ser assado, fica mais leve e menos calórico. Amanhã!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Biscoitos de canela

Biscoitos crocantes e deliciosos. Leia as postagens dos dias 14/05/09 e 23/06/09 (Açúcar abaunilhado e massa quebrada). Abra a massa mas mantenha uma espessura grossa. Use um aro para cortar os biscoitos. O quê? Aahh! Você não tem o "aro"? Tudo bem... Pegue um copo de servir pinga, funcionará perfeitamente. Ok! Você não vai admitir que tem copos de servir cachaça em casa. Então use aquelas taças de servir licor que você ganhou de presente de casamento e nunca usou... Mergulhe os biscoitos no açúcar abaunilhado. Finalize com uma "chuva" de canela em pó. Disponha os biscoitos numa bandeja e leve ao forno pré-aquecido (180º). Asse por aproximadamente 15 minutos (verifique se a textura está crocante). Espere esfriar (se resistir) e sirva.

sábado, 1 de agosto de 2009

O que vem por aí... Biscoitos de Canela


Cassoulet

Bom apetite!

Cassoulet - finalização

Finalize com um naco de manteiga. Deixe-a derreter naturalmente sobre a panela e mexa vagarosamente. Retire a folha de louro. Está pronto para servir. Uma única ressalva: a receita original sugere espalhar farinha de rosca (ou migalhas finas de torradas de pão) sobre a travessa de serviço e levá-la ao forno por 5 minutos.