segunda-feira, 6 de abril de 2009

Saint Peter - Parte 1 - A Tapioca

A tapioca é feita com a goma, que por sua vez é uma mistura de polvilho doce e água em pequena quantidade. Achar o "ponto" correto da mistura requer um pouco de prática. Borrife a água sob a farinha (você pode usar as pontas dos dedos) e misture com um garfo até a formação de pequenos "blocos" úmidos. Esfarele e peneire para formar grânulos uniformes. Se não for utilizar a mistura na hora conserve bem fechado para não perder a umidade e resfrie. Parece complicado mas é incrivelmente simples. Você também pode comprar a goma pronta. É facilmente encontrada nas feiras livres.



(1) Utilize uma frigideira, preferencialmente baixa e anti-aderente (2) Aqueça a frigideira em fogo baixo (3) Despeje de forma cuidadosa e bem distribuída, três colheres das de sopa da goma de tapioca. (4) Com uma colher continue espalhando a farinha para manter uma espessura uniforme. Adicione um pouco se sal (5) A farinha vai adquirir uma textura firme mas flexível (6) Vire a tapioca para aquecer o outro lado (7) Aguarde mais um minuto e está pronto. Transfira a tapioca para um prato. Essa é a tapioca pura, sem recheio, própria para acompanhar o peixe.

2 comentários:

  1. Tapioca é tudo de bom!! Que delícia... há muito tempo que não como...

    Parabéns!!!
    Nagla.

    ResponderExcluir
  2. HUmm!!! Tapioca é mesmo tudo de bom!!!!

    =D

    Doutor, acho que o Sr poderia nos levar amostras das suas receitas, rs acho que degustando fica mais facil para analisarmos né??? rs

    ResponderExcluir