sexta-feira, 10 de abril de 2009

Manuseio do hashi - passo a passo

Os hashis podem ser descartáveis. Esse tipo de hashi é alvo de fortes críticas em razão da derrubada de florestas. Há também hashis não descartáveis, confeccionados com madeira, bambu, ossos, metal ou plástico. Esses podem ser lavados e reutilizados como nossos usuais talheres.

(1) Coloque um dos palitos entre a palma da mão e a base do polegar (dedo conhecido como "mata piolho") (2) Use o dedo anelar (dedo conhecido como "seu vizinho") para apoiar a parte inferior do mesmo (3) Pressione esse palito com o polegar ao tempo em que o anelar empurra-o para cima, de forma a mantê-lo fixo. Esse palito não vai ser movido (4) para o outro palito, use a ponta do polegar, o indicador (dedo conhecido como "fura bolo") e o dedo do meio (dedo conhecido "como pai de todos"), da mesma maneira como se segura um lápis. (5) inicie o movimento com os palitos alinhados/paralelos. (6) movimente o palito superior de forma a unir as pontas dos hashis. (7) Treine um pouco e passe a frequentar restaurantes japoneses, ou prepare os pratos em casa.
Não sabe como fazer? Pegue a receita do salmão (postagem do dia 25 de março) ou aguarde as postagens futuras sobre comida japonesa.

Um comentário:

  1. Depois que se aprende a comer com o hashi , não tem graça comer comida japonesa de garfo.....
    Muito bem explicado como manuseá-lo! So não vai aprender a comer com hashi quem não quer!!
    Bjos!

    ResponderExcluir