sábado, 7 de março de 2009

Nirá

Meu amigo Sérgio pediu para ensiná-lo a preparar o Nirá, prato feito com uma verdura típica japonesa que caiu no gosto dos Brasileiros. Diz que quer preparar para a família mas não sabe como. É muito fácil. Agora ele não tem desculpa: Mãos à obra.

Aproveitei minha ida ao bairro da Liberdade e comprei o Nirá (R$ 1,50 - o maço pequeno). Acabei comprando mais coisas que servirão para futuras postagens. Vamos lá: Lave e higienize o Nirá. Com uma faca corte a ponta dos talos (a parte oposta à flor). Deixe secar em papel toalha. Aqueça uma chapa (você póde utilizar uma frigideira ou uma panela funda se não tiver) e deite um fio de óleo. Disponha o Nirá sobre a chapa e coloque um pequeno naco de manteiga. Vire os talos de Nirá para uniformizar o cozimento. (aproximadamente 3 minutos de cada lado). Está pronto. Ao servir coloquei um pouco de sal (em grãos).

Aproveitei os talos mais opostos à flor e repeti o procedimento. Finalizei com um pouco de saquê (culinário) . Ficou bom.


5 comentários:

  1. ta aí. Nirá! Interessante!
    acho que nunca comi...

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!!!!

    tentei deixar um comentário lá do trabalho, mas não consegui....por isso a demora!!

    parabéns pelo blog!!!!

    beijos

    Naila

    ResponderExcluir
  3. Achei o Nirá na Loja Perini de Salvador/BA o maço por R$ 8,50 em 27.10.2009, os repositores não sabiam o que era só este nome, NIRÁ. Então fui a net e aprendi aqui a receita. Agora vou surpreender minha namorada ! Há Há !!!
    Obrigado e parabéns pelo Site. Tudo de Bom !
    Roque Santana/ Salvador.

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer isso agora.
    Depois eu digo se ficou bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu jexperimentei Nirá num restaurante chinês. A verdura vinha acompanhada de lulas e parecia ter sido levemente cozida em caldo de peixe. Uma delícia!

    ResponderExcluir