terça-feira, 31 de agosto de 2010

Paella - Cozinhe os camarões

Ferva 4 litros de água filtrada. Mergure os espetos de camarão e cozinhe por 5 a 7 minutos. Retire a espuma que se forma durante o cozimento. Mais fácil impossível... Lembre-se que os camarões deverão estar completamente cobertos com a água fervente.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Paella - Amarre os camarões

Quando comprar os camarões, peça para o peixeiro limpá-los para você e avise que serão usados para a decoração do prato. Os camarões serão limpos de maneira diferenciada, própria para a decoração (serão limpos pelo dorso, para mantê-los íntegros). Por que devemos amarrá-los? O cozimento tende a enrolar os camarões. Quando são amarrados permanecem esticados e grandes. Utilize um palito (desses usados para fazer espeto para churrasco) e amarre-os com linha própria para uso gastronômico. Pode usar barbante? Não recomendo... evite "atravessar" o palito pelo corpo do camarão. Ao manusear os camarões, seja rápido e mantenha-os sempre sob refrigeração.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Paella - os "enfeites"

Enfeites? Claro que não. Vamos usar esses ingredientes para decorar e para preparar um saboroso caldo. O camarão gigante é o ingrediente mais caro deste prato. Pretende utilizar mariscos? Compre mariscos pré cozidos, caso não more numa região litorânea. Mariscos pré cozidos são mais seguros... O tomate foi colocado na foto para mostrar o tamanho do camarão. Utilize um camarão (do tipo gigante ou pistola) por pessoa.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Paella - os vegetais

Faltou fotografar o alho... mas esses serão todos os vegetais necessários ao preparo da nossa Paella. Parece muito? De fato é muito: quantidade suficiente para 15 pessoas. 5 Pimentões vermelhos, 16 tomates maduros, 350 gramas de ervilha torta, 6 cebolas e mais 3 pimentões para decorar (1 amarelo, 1 verde e outro vermelho). Já estava esquecendo o alho novamente... 10 a 15 dentes de alho.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Arroz "Bomba"

O Arroz do tipo "Bomba" custa caro. O preço contudo, compensa o resultado obtido. Segundo a literatura gastronômica, esse arroz absorve, em média, 3 vezes o seu próprio volume. O que isso significa? O arroz fica muito saboroso com a incorporação do riquíssimo cado obtido com a fervura dos legumes e das carnes. Requer atenção especial no seu cozimento. Após o 10° minuto de cozimento será necessário prová-lo constantemente. Não quer gastar tanto? Quer um preparo mais fácil? Use o arroz parboilizado.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Paella Valenciana?



A denominação Paella deriva da "Paelleira", o tipo de panela utilizado para o seu preparo. A foto mostra a lateral da panela e, abaixo, o fogareiro especial. Você não precisa comprar esse fogareiro especial, mas precisa de uma chama bem distribuída em relação ao tamanho da panela. Caso a "boca" de seu fogão seja pequena, será recomendável prepará-la sobre lenha, numa churrasqueira. Mas a Paella da foto anterior é uma Paella Valenciana? Não... esse tradicional prato de origem espanhola sofreu diversas mudanças no curso da história. Na medida em que o prato passou a ser consumido em regiões costeiras (próximas ao mar), os frutos do mar e peixes foram incorporados ao preparo. A rigor, uma Paella preparada com peixes e frutos do mar é conhecida com Paella Marinera. optei por uma receita prepara com frango, porco, peixe e frutos do mar. Não pretendo ser purista.

domingo, 8 de agosto de 2010

Próximo prato: Paella



Vai encarar? Aguarde...

Ume - a conserva



Pronto! O Ume está pronto para ser consumido. Acredite: Ume, apesar de ser muito salgado, muita gente se surpreende com o seu sabor.

Ume - quase pronto



Espere 3 dias... dias ou horas? Repito: 3 DIAS. O processo de desidratação caseira é lento mas não dá trabalho algum. Pode deixar 4 dias? Pode, mas será melhor registrar um alarme no celular para você não esquecer. Utilize uma colher para retirar as polpas. Escorra tudo sob água abundante para retirar todo sal. Para finalizar, retire o excesso de água pressionando as polpas sob uma peneira.

Ume - sob pressão



Repita esse procedimento, em camadas, até cobrir todas as polpas. É fundamental manter as camadas sob pressão (com pesos), para acelerar a desidratação.

Ume - o sal



Utilize um recipiente alto e que possa ser fechado (com tampa, por exemplo). Coloque uma camada não muito espessa de sal. Com paciência e capricho disponha as polpas de ume sob essa camada. Em seguida colque mais uma camada de sal, suficiente para cobrí-los.

Ume - seleção



Aproveite este momento para escolher as melhores polpas: dispense aquela com furos ou que estejam se decompondo. Após a seleção, lave-os novamente.

Ume - a semente



Corte o ume ao meio e retire cuidadosamente a semente.