domingo, 31 de janeiro de 2010

Massa Caseira - Parte 8


A primeira estapa está quase concluída. Apesar da quantidade de fotos, você irá se surpreender com a velocidade de execução desta receita. A rigor, já seria possível passar para a etapa seguinte. Contudo, tenho por hábito trabalhar a massa resfriada: a massa fica com uma textura aveludada e o resfriamento torna o manuseio do ovo mais seguro (lembre-se: estamos usando ovos crus). Basta cobrir a massa para que ela não perca umidade. Utilize um filme plástico e envolva toda massa. Refrigere por 45 minutos.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Massa Caseira - Parte 7

Chegamos a um porto seguro: nenhum risco de vazamento. Vamos em frente. Continue apertando a massa até que a farinha desgrude dos dedos. Este é o ponto. Finalize formando uma bola com a massa.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Massa Caseira - Parte 6

Vamos em frente. Parece demorado mas não é. Tudo é muito rápido (desde que os ovos não tentam se espalhado pela cozinha...). A mistura vai ficando densa e firme. Eu utilizo uma espátula plástica para facilitar a mistura. Amplie e observe bem as fotos.

Massa Caseira - Parte 5


Observe que a mistura vai adquirindo a consistência de um "mingal". A farinha vagarosamente adere à mistura tornando as paredes mais finas (risco de rompimento...). Utilize a palma da mão para reconfigurar a altura da "barragem" - Observe a última foto.

Massa Caseira - Parte 4

Utilize dois dedos: o fura-bolo e o pai-de-todos. Fure os ovos e faça movimentos circulares suaves . Agora utilize todos os dedos. Continue fazendo movimentos circulares.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Massa Caseira - Parte 3

Muito bem. Isso vai ficar divertido. Adicione um ovo. Veja se não há transbordamento. Cabe mais um ovo? Ótimo, adicione o outro ovo. Não, não cabe? Redimensione a farinha (altura). Adicione o sal e o óleo. Espero que não tenha vazado...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Massa Caseira - Parte 2

Parece fácil: e é! Mas requer alguns cuidados. Invariavelmente a parte líquida transborda e aquilo parecia uma inocente brincadeira pode por tudo a perder (e sua cozinha ficará realmente suja). Do que eu estou falando? Do poço. Despeje toda a farinha sob uma superfície limpa e à prova de água. Não despeje de qualquer jeito: solte a farinha vagarosamente em um só ponto para formar um pequeno monte. Espalhe a farinha a partir do centro formando "a boca de um vulcão". Certifique-se que a "muralha" não fique muito baixa e possa suportar os ovos o óleo e o sal sem transbordar.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Massa Caseira - Parte 1

Preparar massas caseiras requer algum esforço. Na minha opinião esse esforço compensa. É verdade que hoje em dia temos ótimas (e saborosas) massas industrializadas. Há algo de mágico quando preparamos a nossa própria massa: a sensação de produzir o próprio alimento. Os mais céticos que me desculpem, mas há um mundo onírico na gastronomia... Não existe um único "caminho", assim como não existe um único tipo de massa caseira. A maioria das "fórmula" recomendam 1 ovo para cada 100 g de farinha. Neste preparo eu utilizei dois ovos médios (aprximadamente 65 g cada um) para 300 g de farinha. Também optei pela utilização de semolina ao invés de farinha de trigo especial. Não há nenhum problema em utilizar a farinha de trigo especial. Também precisaremos de um pouco de sal e aproximadamente 35 ml de azeite (ou óleo).

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O que vem por aí... MASSA CASEIRA

Massa caseira... leve e deliciosa.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Crostini - Parte 6

Observe a cor dourada do Crostini: muito sabor e muita crocância.

Crostini - Parte 5

Leve a forma com os pães ao forno. Utilize temperatura baixa (180º). Asse até dourar a camada superior. Vire os pães. Asse mais um pouco. Retire do forno. Voila!! Crostini pronto!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Crostini - parte 4

Pincele cada fatia com a mistura de alho e azeite. Você poderá utilizar a parte côncava de uma colher para espalhar a mistura caso não tenha um pincel culinário em sua casa. O sucesso do crostini depende desta etapa: cubra toda a superfície do pão para que cada mordida contenha esse delicioso sabor.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Crostini - parte 3


Não se esqueça: o alho é muito aromático e deixará marcas indeléveis em potes plásticos. Utilize um recipiente cerâmico (porcelana, v.g.) para preparar esta mistura. Adicione azeite em abundância sobre o alho espremido. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos. Reserve.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Crostini - parte 2

Descasque e pique diversos dentes de alho. Não há uma quantidade definida. Eu utilizo 1 dente de alho para cada 6 fatias de pão. Esmague-os com a ajuda de um espremedor. Reserve.

Crostini - parte 1

Capriche no ingrediente principal: o pão! Você pode, evidentemente, aproveitar os pães "adormecidos" e que não serão mais consumidos. Contudo, prefira os pães robustos (tipo italiano). Corte o pão em fatias com espessura aproximada de 1 cm. Disponha as fatias numa assadeira.